quinta-feira, fevereiro 01, 2007

ENCONTRO "UM AGOSTINHO DA SILVA"

03.FEV.07 – (SÁBADO), NO CENTRO DO MAR (ANTIGA FÁBRICA DA BALEIA) - HORTA
·10:00 - Encontro “Um Agostinho da Silva”, com intervenção dos participantes convidados: Fernando Dacosta – escritor; Maria Conceição Azevedo – Especialista em Agostinho da Silva; Mário Cabral – Especialista em Agostinho da Silva; Magda Carvalho – Investigadora; Jorge Barros – Fotógrafo, Paulo Borges – Presidente da Associação Agostinho da Silva.
·14:30 – Encontro “Um Agostinho da Silva” (continuação).
·17:30 – Encerramento dos Trabalhos.

No IV ciclo agostiniano no Capelo-Faial sob o tema de a diferença que teve uma significativa adesão e cujas comunicações agora saem publicadas em livro de actas, foi possível fazer o que Agostinho da Silva desejava: que tivessem opiniões diferentes, que se lhe opusessem. Deste modo, pensámos então continuar a dinâmica obtida alargando horizontes na visão de um agostinho da silva, à semelhança do que ele fizera em relação a Fernando Pessoa cujo olhar foi publicado em 1959 num livro intitulado: Um Fernando Pessoa. Neste olhar sobre o poeta pessoano, A.S. afirmou que a missão de Portugal seria vir de novo construir o seu mundo de paz, paz essa a realizar sobretudo nas almas. O novo reino seria o da alma humana, transformada em seu interior, sendo e continuamente ansiosa de mais ser. Já não seria o Império das descobertas pelo mar, mas sim o Império interior a comandar.

Que, através de todo o nevoeiro que envolve os dias de hoje, “pelo próprio nevoeiro” como dizia Agostinho, chegue a Hora de o Encoberto, “em milagre supremo” se desocultar.

Que um agostinho da silva nos espevite à acção para a criação desse tão desejado reino da alma humana.

Maria Eduarda Rosa

Sem comentários: